Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Treinar ou descansar


Saiba quando é o momento certo de descansar e quando se deve apertar o ritmo durante a preparação para uma prova




Para se preparar bem para uma prova e fazer bonito na competição muitas vezes não basta simplesmente correr, sem nenhum planejamento. É necessário que o atleta dê cada passada com um foco, visando o dia que passará pela linha de chegada. Contudo, o que é comum acontecer entre os corredores que estão iniciando no esporte é não saber exatamente como planejar os treinamentos.

A hora certa de acelerar, aumentar o volume e o ritmo, e a hora de descansar, pegar mais leve nas nos treinos, preservando o corpo para o dia da prova, é um tanto quanto vaga, sobretudo para os que não têm um treinador para auxiliar e tirar as dúvidas.

“É comum os novatos errarem, tanto no momento certo de acelerar quanto na hora de diminuir o volume. O corredor pode ter um ótimo treino e estar bem para completar a prova sem dificuldade, mas pode acabar com tudo na última semana, por exemplo.”, afirma Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva.

Hora de correr forte...
Dividindo o período de preparação para uma prova em três partes, sendo a primeira focada na base e na musculatura, a segunda na velocidade e ritmo e a terceira na recuperação do corpo, Ricardo Arap, diretor técnico da assessoria esportiva Race, dá a dica da hora certa de aumentar o volume.

“O ponto alto para acelerar o treinamento é durante o final da segunda parte, onde a musculatura já está bem e a prova ainda está longe. Neste período o corpo vai ter uma melhora de ritmo e de velocidade, alcançando também a manutenção do corpo”, explica o treinador.

Durando algumas semanas de treinos mais forçados, Arap cita quais são os melhores exercícios para se realizar durante esse período. “A principal estratégia neste momento é usar trabalhos intervalados com maior distância e velocidade possível, além da variação de ritmo e de terrenos, que irão contribuir bastante para a performance do atleta”, afirma.

... e a hora de desacelerar
Conforme vai chegando o dia da prova, o corredor tem que diminuir o ritmo das dos treinamentos, não forçando o ritmo tanto quanto antes. Apesar de ignorado por muitos corredores, este momento é indispensável para quem almeja realizar uma grande prova, como explica Amato.

“Não adianta o atleta correr dias antes da prova os 10 km que pretende fazer no próximo final de semana. É claro que ele vai conseguir, ele treinou para isso, mas talvez o corpo não se recupere dos 20 km que vai fazer na semana. Os iniciantes não conseguem se recuperar tão rapidamente”.

Sendo assim, o atleta tem que diminuir as passadas gradativamente quando faltar apenas três semanas para a competição acontecer. Mas como deve ser o treinamento neste período? Amato responde. “Esse treino é uma recuperação ativa, ou seja, o atleta deve continuar correndo, mas não com tanta intensidade como antes. Se anteriormente se realizava um treino intervalado com 400m, agora ele deve ser de 150m, mas sempre com a mesma potência, para não desperdiçar todo o rendimento que foi construído”.

Nenhum comentário: